terça-feira, 6 de maio de 2008

Atividade 5 - Anúncio com texto ruim


Anúncio Original:
O anúncio original já é ruim devido a dois erros graves de português, contidos em apenas uma frase: O uso da vírgula antes do "ou" e a utilização de crase, quando não há ocorrência da preposição "a". Depois disso, pode-se perceber a clara falta de posicionamento do anúncio, que quer "adivinhar" a que o turista vai viajar. Também não há concordância da frase inicial, que termina com três pontos, com a frase de baixo que diz "reserve um momento".





Texto Modificado:
Modifiquei apenas o texto de cima e acho que já ficou bem mais coerente, já que apliquei o tema "férias" no assunto, de forma que o spa entre no roteiro de férias da pessoa, que antes da pessoa sair a viajar de férias ela prepare o seu corpo para aproveitar o melhor e relaxar a sua mente.

Atividade 3 - Apelos emocionais e racionais

Inovador com apelo racional:
Esse anúncio foi colocado em uma revista estrangeira, e embora não tenha texto, é facilmente perceptível o seu intuito. O apelo de que as facas Zwilling J.A. Henckels são super afiadas.


Inovador com apelo Emocional:
A imagem desse anúncio mostra os porta-copos com manchas de sangue ao se colocar um copo de cerveja acima. Ao lado a mensagem: Dirigir bêbado mata! Remete ao sentimento de culpa ao beber, sendo que se vê a imagem da pessoa fragilizada.


Clichê com apelo emocional:
O anúncio em questão faz uma ligação emocional subentendida entre a mulher, o sol e a cerveja, enaltecendo o verão.Essa combinação já é bastante explorada pelos publicitáros. Por isso é clichê e não deixa de ser emocional, uma vez que não apela para os atributos do produto e sim para o que sentimos (ou devemos sentir) quando usufruir-mos dele.


Clichê com apelo racional:
Uma peça publicitária destacando as reais características do biscoito.

Atividade 2 - Análise de anúncio com foco no texto



O público-alvo desse anúncio é o internauta que busca informações na grande rede;
O tipo de apelo usado é o Racional; A principal característica utilizada no anúncio é a reflexão que ele causa no internauta, de que deve-se ser mais crítico com as informações que se adquire na internet, já que qualquer um pode postá-las; O recurso criativo do anúncio fica por conta de detalhes como o nome dado ao estereótipo de homem que não entende nada sobre o assunto (mulheres, no caso). Isso é ilustrado pela foto de um nerd que demonstra ser infantil e nada sociável. Isso tudo para que se dê crédito a um Jornal que há anos desenvolve seu trabalho com seriedade e compromisso com a sociedade.